Prevenir é se amar: A gente abraça essa luta!

Domingo, 20 de Outubro de 2019

Governo garante retorno do Centro de Distribuição do GBarbosa para Sergipe

06 de Junho de 2019 | 16:12

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico estadual, incentivando a expansão dos investimentos de empresas instaladas no Estado e fomento à geração de emprego e renda para o povo sergipano, o governador Belivaldo Chagas assinou ontem, na Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), termo de acordo de adoção de Regime Especial de Tributação do ICMS com a Empresa Cencosud, que administra o Grupo G.Barbosa. O termo possibilita o retorno, após alguns anos, do Centro de Distribuição do G.Barbosa para Sergipe.

Participaram da reunião o presidente do Grupo Cencosud, Sebastian Los; o novo secretário da Fazenda, Marco Antonio Queiroz; o secretário de Comunicação, Sales Neto; a superintendente Executiva da Sefaz, Ana Cristina Prado, e a superintendente de Gestão Tributária e Não Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima.

“Essa notícia traduz a volta da confiança em Sergipe de um dos grupos empresariais mais respeitados e importantes, não apenas em Sergipe, ou no Brasil, já que eles possuem operações em diversas partes do mundo. Essa iniciativa abre uma grande janela de oportunidades nas áreas de logística, transporte, aumento de circulação de mercadorias, geração imediata de mais empregos e integra um conjunto de ações direcionadas ao desenvolvimento econômico do nosso Estado. Faço questão de registrar a competência e a capacidade dos técnicos da Secretaria da Fazenda que conduziram essa negociação exitosa para nosso Estado”, destacou o governador Belivaldo Chagas.

O termo de acordo para adoção de Regime Especial de Tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no âmbito do Estado de Sergipe está em conformidade com à Portaria Sefaz n° 447/214. Por meio do termo de acordo, o governo do Estado formaliza a ampliação da parceria com a empresa no desenvolvimento econômico estadual, oferecendo condições para expansão de suas atividades em Sergipe, o que proporciona a intensificação das operações de venda de mercadorias ao comércio interno e interestadual.

O termo possibilita a retomada das atividades anteriormente deslocadas para unidades da empresa em outros Estados, ampliação da operacionalização do Centro de Distribuição em Sergipe e a geração de novas parcerias com empresas fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços, como transportadoras.

Geração de empregos

Para o novo secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz, a medida traz um benefício imediato para geração de empregos. “Geração de emprego é uma das grandes preocupações do governador do Estado, da gestão do governador do Estado, que tem solicitado estudos permanentes aos técnicos da Sefaz para que possa haver receita, aumento da arrecadação, concomitante à racionalização de processos e a melhoria da gestão de recursos disponíveis. O governador tem pedido que encontremos fórmulas para que o emprego em Sergipe aumente. Esse acordo vai trazer de volta o Centro de Distribuição do Cencosud para o Estado de Sergipe, então é uma vitória dessa gestão”, frisou.

O novo secretário falou ainda da possibilidade de atração de novas empresas, ou ampliação das que já estão instaladas no Estado, estimuladas com a maior demanda. “Quando uma grande empresa se instala em uma região, ao redor daquela grande empresa se instalam fornecedores. Como a Cencosud é um grupo nacional, com presença na América Latina, quando ele decide que uma unidade da federação como Estado de Sergipe vai ter um centro de distribuição, naturalmente ela agrega valor ao Estado, o que atrai empreendedores e fornecedores que vão gerar emprego localmente. Então, vão ter unidades de empresas que vão ser instaladas em Sergipe por conta da presença do centro distribuição desse grande varejista, como vai haver uma dinâmica maior para a geração de empregos locais, porque empreendedores locais também vão ser potenciais fornecedores para este grupo que é um dos maiores da América Latina”, avaliou.

Cencosud

A Cencosud é um dos principais grupos do mercado varejista latinoamericano. Com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e no Peru, e com um escritório comercial na China, o grupo tem mais de 30 anos de atuação e permanece em pleno desenvolvimento, conquistando novos mercados e clientes a cada dia. A Cencosud emprega diretamente mais de 140 mil pessoas em mais de 900 estabelecimentos comerciais, entre super e hipermercados, lojas de materiais de construção, shoppings centers e lojas de departamentos, entre outros formatos do varejo.

No Brasil, além do G.Barbosa, a Cencosud adquiriu as bandeiras Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic e hoje conta com mais de 220 lojas distribuídas em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe). Ao longo dos anos, a companhia vem investindo sua expertise no varejo para fortalecer e desenvolver seus negócios no Brasil, oferecendo diversas oportunidades de carreira para seus mais de 30 mil colaboradores.

(www.agencia.se.gov.br Fotos: Marco Vieira)

• Medium 9d931a5d06e2274f6a6434dcd4428f28
  • Medium a1abeb59bc8a2616ea70953f648045ac
  • Medium a9d4840bc30fa376db6385c2518f3b3e